Com estratégia de gamificação, a Sábios ajuda empresas a capacitar um público quase esquecido pelos treinamentos tradicionais

Julia Moioli | 14 jan 2022
O CEO da Sábios, Demetrius Lima. (Foto: Divulgação)
Julia Moioli | 14 jan 2022

Por décadas, os esforços de educação corporativa para funcionários de áreas fundamentais como chão de fábrica, canteiros de obras, plataformas marítimas ou sem posto de trabalho fixo (motoristas, vendedores e promotores) focaram em metodologias tradicionais, presenciais ou a distância.

Para melhorar o desempenho desses trabalhadores nos treinamentos e, consequentemente, das organizações onde eles trabalham, a edtech Sábios parece ter encontrado uma alternativa mais eficiente: utilizando conceitos de neurociência e “experiential learning”, cria jogos eletrônicos que podem ser acessados de qualquer lugar para viabilizar a aprendizagem e diminuir as lacunas de comportamento, cultura organizacional e competências.

A estratégia soluciona entraves importantes dos outros formatos. O principal dificultador do e-learning, por exemplo, é a demanda de leitura, que dificilmente pode ser realizada durante o expediente – e não é possível programar treinamentos e atividades em outros horários por determinação da legislação trabalhista. Outro ponto é a necessidade de um ambiente online e de dispositivos como computadores, celulares e tablets, que muitas vezes não entram em setores industriais.

Apesar de a pandemia de Covid-19 ter acelerado a transformação digital na educação corporativa com a migração para o mundo digital (e, assim, aumentado a demanda por serviços inovadores), parte das empresas brasileiras resiste à adoção da inovação. “O resultado é que a aprendizagem desse público acaba negligenciada”, acredita o CEO da Sábios, Demetrius Lima. “Nossa missão é justamente oferecer essa capacitação.”

Lima estima que a maioria dos projetos desenvolvidos por sua edtech nos mais de 11 anos de atuação foram voltados para áreas operacionais e de segurança do trabalho de grandes indústrias.

“O mercado ainda é resistente à inovação. Por isso, muitas vezes opta-se por fazer mais do mesmo: videoaula, arquivos de PowerPoint interativos. Nós não vendemos o tradicional porque não acreditamos nele. Estimulamos a transformação pelo protagonismo e envolvimento.”

EXPERIÊNCIA IMERSIVAS PARA ENGAJAR E TREINAR

A Metodologia Sábios de Educação Imersiva chega até os usuários por uma plataforma que funciona on e off-line e por equipamentos como a mesa interativa de multitoques e tablets diferenciados e seguros para linha de produção, com área de proteção contra faíscamento. Já o formato de jogos com storytelling proporciona a interatividade capaz de prender a atenção do funcionários.

“O grande diferencial das experiências imersivas é o envolvimento, o engajamento do usuário. Replicamos virtualmente situações práticas da realidade, incentivando a tomada de decisão para aprimorar habilidades. O cérebro é treinado para agir da melhor forma ao se deparar com a situação concreta.”

A Sábios atende o mercado com duas soluções: o Sábios Plug and Play, desenvolvido para pequenas e médias empresas, e o Sábios Journey, que funciona melhor em médias e grandes organizações.

O primeiro é especialmente vantajoso quando não existe um cronograma definido de treinamentos ou quando o quadro de funcionários é pequeno. Isso porque ele permite que o próprio cliente produza as experiências com as ferramentas de autoria acopladas na plataforma, após a participação em um treinamento com um grupo da edtech.

Exemplo de treinamento da Sábios, que faz uso de gamificação em seus cursos. (Foto: Reprodução)

Já a Sábios Journey é uma equipe especializada da Sábios que realiza a customização das experiências imersivas ao longo do contrato, que compreende no mínimo 12 experiências. A edtech coleta o material bruto do cliente, elabora um briefing e um roteiro completo da experiência, com todas as missões e desafios, os modelos de personagens e as descrições das cenas. Em seguida, desenvolve a arte, efetua ajustes necessários e disponibiliza os jogos aos usuários.

Outro destaque é que a metodologia foi desenhada para extrair dados sobre a interação do usuário com a experiência, por meio de inteligência artificial. É possível diagnosticar de forma inteligente e com precisão o conteúdo absorvido, além de identificar lacunas a serem trabalhadas. No Sábios Journey, inclusive, os tópicos a seres abordados a cada experiência são determinados a partir dessas métricas.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA

A estratégia tem funcionado para empresas como Dasa, Gerdau, Petrobras, Raízen, Samsung, Seara, Sebrae, Vale e Volkswagen. Na maior parte dessas empresas, os treinamentos envolvem temas relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho, que, em geral, tem grande peso na agenda ESG.

A Petrobras, por exemplo, foi o primeiro cliente da edtech e, depois de treinar 200 mil funcionários por meio da metodologia, associada a outras ações, reduziu para menos de 1% o número de acidentes de trabalho durante um ano de monitoramento.

Umas das iniciativas de sucesso foi o Canteiro Virtual, de 2014, que capacitou 100 mil colaboradores no cumprimento de normas e diretrizes em SMS – Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

Já a Plataforma Móvel de Desenvolvimento Coletivo, da Fiesc e do SESI/SC, usou jogos eletrônicos de dez minutos de duração para educar sobre os riscos no ambiente de trabalho das indústrias de alimentos e construção civil (que lideram em números de acidentes no estado). Em dez meses de operação, atendeu 50 mil trabalhadores de 25 grandes indústrias catarinenses e provocou a redução de 52% na quantidade de erros em avaliações em SST.

Para dar mais um exemplo da aplicação do da ferramenta, um dos projetos desenvolvidos para a Raízen foi o Descarga Segura, programa de treinamento de motoristas terceirizados que transportam combustível aos postos do país – essa foi, aliás, a primeira vez que a empresa de energia treinou trabalhadores que não fazem parte de seu quadro fixo de funcionários.

Os motoristas usavam um QR Code para acessar a plataforma da Sábios de qualquer lugar e entrar num game elaborado por uma psicóloga que abordava os principais problemas enfrentados por eles.

“Tanto o treinamento da força de trabalho como o impacto em bem-estar, saúde e segurança que nossas capacitações proporcionam são pilares fundamentais da agenda ESG. Mas é importante ressaltar que educação é algo transversal aos objetivos da empresa. Educação é a base. Por isso, precisamos melhorar a eficácia do processo de disseminação do conhecimento.”



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