O que são “empresas B”?

Tiago Jokura | 2 dez 2021
(Crédito: Robert Stump/Unsplash)
Tiago Jokura | 2 dez 2021

Empresas B são companhias que, além de produzir, lucrar e movimentar a economia, oferecem benefícios sociais e ambientais – daí o “B” conferido como selo de qualidade a essas iniciativas. 

Não são as corporações que se nomeiam assim: o título é fruto de uma certificação conferida por instituições que analisam práticas e políticas empresariais. No Brasil, a organização responsável por atribuir o selo de empresa B a corporações é o Sistema B, que define as companhias certificadas como “negócios que atendem aos mais altos padrões de desempenho social e ambiental e a critérios de transparência e de responsabilidade legal em equilibrar lucro e propósito”.

Por meio da Avaliação de Impacto B (BIA, na sigla em inglês), o Sistema B se propõe a “acompanhar e medir fatores que vão além do desempenho econômico do negócio, levando em consideração o desempenho social e ambiental que a empresa gera no curso de sua operação”.

A análise é realizada em cinco áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente.

Em outras palavras, a avaliação diagnostica como as operações e o modelo de negócio da empresa afetam pessoas, sociedades e ecossistemas “desde a cadeia de suprimentos e materiais de entrada até as doações de caridade e benefícios aos funcionários”, nas palavras da própria organização.

COMO SURGIU A CERTIFICAÇÃO?

Quem inventou essa história foram três amigos, Jay Coen Gilbert, Bart Houlahan e Andrew Kassoy, na Pensilvânia (EUA). Em 2006, eles deixaram as carreiras corporativas e criaram o B Lab, ONG dedicada a auxiliar empresas na missão de ter um impacto positivo e mantê-lo ao longo do tempo. A ideia era redefinir o sentido de sucesso empresarial solucionando problemas sociais e ambientais de produtos e serviços.

Em 2007, já eram 82 empresas certificadas. Em 2011, foi fundado o Sistema B Internacional, que supervisiona o crescimento do movimento B em colaboração com parceiros nacionais em vários países ao redor do mundo. O Sistema B latino-americano surgiu em 2012 e passou a operar no Brasil em 2013.

Atualmente, há 4.247 empresas B em 77 países – 213 destas empresas estão no Brasil, incluindo Natura, Mãe Terra, Maria Farinha Filmes, Movida, entre outras.

QUAIS SÃO OS ATRIBUTOS ESSENCIAIS?

De acordo com o Sistema B, são quatro as características fundamentais das também chamadas B Corps:

Têm um propósito forte 
Todas as ações do negócio são motivadas e comprometidas com a geração de impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente. 

Incorporam as Cláusulas B
Ampliam os deveres de acionistas, administradores e gestores ao incluírem no contrato social duas Cláusulas B que garantem o compromisso da empresa de ir além de seus interesses financeiros e econômicos nas tomadas de decisão.

São comprometidas com uma melhora contínua 
São avaliadas pela BIA, verificadas, auditadas e certificadas por especialistas do B Lab constantemente. As Empresas B estão comprometidas a operar com altos padrões de transparência, além de aprimorar continuamente a gestão e a mensuração de impacto. 

Atuam com interdependência 
Fazem parte de uma comunidade de empresas e líderes globais que reconhecem o poder da interdependência e colaboração mútua entre as empresas para o desenvolvimento de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa.

COMO FAZER PARA SE TORNAR UMA EMPRESA B?

Alguns pré-requisitos são necessários para ser uma empresa candidata:

Ser uma entidade com fins lucrativos 
A missão do Movimento B é reconhecer e provar que as empresas, por meio de seus negócios, podem – e devem – se responsabilizar pela geração de impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente. Por isso, entidades sem fins lucrativos, como fundações, ONGs, e outras organizações da sociedade civil, não podem se certificar.

Ter mais de 12 meses de operação 
A BIA analisa informações de funcionamento e comportamento da empresa com base em seu último ano fiscal completo.

Operar em mercados competitivos 
As candidatas devem estar expostas a riscos como concorrência, impostos e mudanças comerciais. Empresas que operam em monopólio, são controladas pelo governo ou têm benefícios significativos em relação a impostos, não são elegíveis. 

Ser uma empresa completa e distinta 
É obrigatório que a empresa inclua em sua análise todas as áreas de gestão do negócio. Não é possível obter a certificação individual para divisões, marcas, departamentos, unidades ou empresas que não tenham o controle de seu produto ou serviço. 

Adicionar as Cláusulas B a seus documentos 
Todas as Empresas B se comprometem, em até 12 meses após obter a certificação, a incluir no contrato social duas Cláusulas B. Elas asseguram o compromisso do negócio de atuar para além de interesses exclusivamente financeiros e econômicos, protegendo e estabelecendo responsabilidades sobre questões sociais e ambientais atreladas à operação.



CONFIRA TAMBÉM