Empresas inspiradoras que usam inovação para conter mudanças climáticas e construir um mundo melhor
Lixo é algo inerente à vida humana, todos nós geramos lixo. Mas o famoso "jogar fora” não existe, o fora é sempre um lugar. Infográfico mostra o passo a passo da transformação do lixo em energia elétrica.
O produto não leva polipropileno ou polietileno, matérias-primas de origem fóssil, e faz parte de um plano de neutralização de carbono da empresa, que reduziu emissões em 35% em 2021 e quer zerá-la até dezembro.
Aprovação do novo marco legal para o setor deve estimular a inovação, diz diretora presidente do Instituto Iguá, embora o cenário continue desafiador em especial para cidades pequenas e áreas rurais.
Os primeiros produtos embalados na nova roupagem chegam às gôndolas em julho, mas o processo de desenvolvimento começou há dois anos e resultou em compromisso público da companhia de usar a tecnologia em todo o portfólio.
Maior fabricante de queijos do país passou a destinar parte de seus efluentes para pastagem da pecuária leiteira em Minas. Os resultados são tão animadores que a empresa já prevê ganhos para seu balanço de carbono.
Startup que conta com o apoio da Royal Academy of Engineering recicla rejeitos agrícolas do cacau. “O que a indústria do chocolate aproveita é amêndoa, ou seja, 10%. A cadeia tem desperdício altíssimo”, diz Fábio Santos.
Com 8 fazendas instaladas dentro de empresas como Mercedes-Benz, AESe iFood, startup produz 130 mil pés de hortaliças por mês, com alta produtividade e baixo consumo de água.
Como a visão integral sobre a gestão de resíduos permitiu à Vapza, que produz cerca de 600 toneladas de alimentos por mês, atingir o nível de aterro zero ao dar destinação correta a cerca de 120 t material orgânico.
Entre as metas da empresa até 2025, estão colocar no mercado só chocolates 100% sustentáveis, tirar da pobreza mais de 500 mil fazendeiros, erradicar o trabalho infantil da cadeia e se tornar carbono positiva.
A chegada de nova diretoria, há 2 anos, e a mudança no comando fizeram com que a Melhoramentos olhasse para seu estoque de carbono como ativo. O saldo foi medido pela 1ª vez em 2021 e estreou no relatório este mês.